domingo, 27 de outubro de 2013

Cantata de Natal - Um milagre de Natal

Olá pessoal. Até parece que foi ontem, mas, o Natal já está chegando novamente... Sei que muitas pessoas que trabalham com crianças geralmente, pensam em fazer apresentações de Natal, cantar músicas, apresentar teatro, enfim... Porém, como sempre, há que se ter em mente o objetivo disso tudo, inclusive alcançar pessoas por meio do que se está pretendendo fazer. Pois, afinal, nossa tarefa enquanto discípulos não é outra senão, a de levar as Boas Novas a quem pudermos.
Pensando nisto, resolvi publicar aqui, uma adaptação da Cantata “Um Milagre de Natal”, que é uma das mais famosas que existem. A peça teatral também é uma adaptação e algumas das narrações da peça, fui eu mesma quem escreveu. Diferentemente da cantata original “Um milagre de Natal”, aqui eu abro mão de todas as canções desta cantata, adaptando-a com outras músicas e intercalando-as com narrações inéditas de minha autoria. As canções presentes nesta cantata são principalmente, da Turma do Printy.
Fizemos a apresentação desta cantata no Natal de 2010, porém, com apenas 3 (três) das canções presentes aqui. Para ser sincera, eu achei que se colocássemos outras canções as crianças não iam dar conta de aprender ou tudo ficaria muito longo, mas me enganei. O resultado foi excelente, porém, quando acabou, ficou aquele gostinho de quero mais. As pessoas queriam ouvir mais músicas (acho que ninguém acreditou que foi tão rápido).
E lá se vão três anos e com isso, esta cantata sofreu modificações e melhorias, incluindo novas canções, as quais não estiveram presentes em nossa apresentação de 2010. Bom, espero que gostem e que seja um material útil. Sei muito bem, que ensaiar crianças é muuuiito bom, mas que é também, muito cansativo. No entanto, tenha certeza de que o resultado será maravilhoso e gratificante. Bons ensaios, boa apresentação. Bom Natal!
Você pode começar a apresentação, mostrando o vídeo abaixo, porém, você terá de editá-lo no início e no final (como fizemos), pois esta narração e as edições deste vídeo, foram feitas pelo grupo ÁquilaKids, os autores da Cantata "Um milagre de Natal". O vídeo com as cenas de toda a história do Nascimento de Jesus, presentes no vídeo, são da BíbliaIlumina, inclusive eu tenho uma. Caso você não saiba fazer as edições que sugeri, deixe um comentário no final desta postagem ou na Fan Page Crescimento, no Facebook. Ah, e não esqueça de curtir hein?! ;)
 

Depois da apresentação do vídeo, inicie a apresentação do teatro. Agora é com você!
   
UM MILAGRE DE NATAL

Personagens: Maria, José, Anjo, Reis Magos (3 crianças), Pastores (2 crianças), 3 meninas e Narrador.

NARRADOR: Há muitos anos atrás, em uma cidade da Galileia chamada Nazaré, havia uma jovem que se chamava MARIA... Jovem obediente a Deus, e que tinha um coração bom e limpinho... E Deus lá do céu, se agradou de Maria, e a escolheu para ser a mãe do menino Jesus (aquele que seria o salvador do mundo)... (Anjo entra em cena e ergue os braços) Um dia, um lindo anjo, enviado por Deus, trouxe uma mensagem para Maria... E o anjo disse assim:

(Anjo com os braços ainda levantados).

ANJO: "SALVE AGRACIADA, O SENHOR É CONTIGO: BENDITA ÉS TÚ ENTRE AS MULHERES - NÃO TEMAS!!! PORQUE ACHASTE GRAÇA DIANTE DE DEUS... EIS QUE DARÁ A LUZ UM FILHO E POR-LHE-ÁS O NOME DE JESUS, ESTE SERÁ CHAMADO FILHO DO ALTÍSSIMO, E O SEU REINO NÃO TERÁ FIM..."

(Anjo sai de cena).
(José entra em cena e enquanto o narrador fala, José faz os gestos descritos pelo narrador).
 
NARRADOR: Mas José, o noivo de Maria ficou muito confuso com aquela situação, afinal de contas eles não eram casados... (José deita e dorme). Então como Deus gosta de tudo direitinho, mandou uma mensagem para José também... E o anjo do Senhor apareceu para José em sonho e lhe disse.:

(Anjo entra em cena, levanta os braços e fala a José).

ANJO: "JOSÉ FILHO DE DAVÍ, NÃO TEMAS RECEBER MARIA TUA MULHER, PORQUE O QUE NELA ESTÁ GERADO É DO ESPÍRITO SANTO, E DARÁ A LUZ UM FILHO E CHAMARÁS O SEU NOME JESUS, PORQUE ELE SALVARÁ O SEU POVO DOS SEUS PECADOS..."

(Anjo sai de cena).
(Conforme o narrador vai falando, as crianças vão representando).

NARRADOR: E José, confiou nas palavras do anjo, pois sabia que ele era enviado por Deus, e José amava a Deus, e confiava nas suas palavras e promessas... Passou-se algum tempo... E agora a barriguinha de Maria já estava grande, mas eles precisavam viajar para Belém, para alistar-se na cidade onde nasceram, pois esta era a ordem do Rei. E lá se foram, José, Maria e o menino Jesus ainda dentro da barriguinha de Maria, iniciaram então uma longa viajem... Ao chegarem em Belém, encontraram a cidade completamente cheia de pessoas vindas de todas as partes para alistar-se ali... Maria cansada, e quase para dar a luz... escorava-se em José, e lá iam os dois à procura de um quarto ou um lugar onde Maria pudesse descansar um pouco,... mas era inútil a procura,... ...tudo lotado "NÃO HÁ LUGAR" quando em uma certa hospedaria alguém falou:

Meninas representam a hospedaria; podem varrer o chão e tirar o pó de um canto do "palco"

MENINA 1: TALVEZ TENHAMOS UMA LUGARZINHO AQUI NA ESTREBARIA.
MENINA 2: TALVEZ AQUI DÊ PARA VOCÊS DESCANSAREM UM POUCO... MENINA 3: É SÓ O QUE PODEMOS LHES OFERECER... 

(Maria e José entram na estrebaria).

NARRADOR: E lá foram para estrebaria (lugar onde ficam os animais)... ERA O ÚNICO LUGAR, UMA SIMPLES E HUMILDE ESTREBARIA, e Maria, ali na estrebaria deu a luz, ao menino Jesus, o Salvador do Mundo, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores...

(Pastores no campo, anjo lhes aparece e faz como se estivesse falando com eles, levanta os braços).

NARRADOR: E lá no campo, estavam os pastores, cuidando de seus rebanhos, quando um anjo lhes apareceu e lhes deu a notícia do nascimento do menino Jesus, o Salvador do mundo, o perfeito filho de Deus... (Saem pastores e anjo) E lá foram os pastores, ao encontro do menino Jesus; que alegria deveriam estar sentindo em seus corações.  Deixaram para trás o cansaço e saíram apressadamente...
Em um outro lugar, Deus mandava que uma estrela, guiasse também os Reis Magos até Belém, para que encontrassem o menino Jesus e o adorassem... e a estrela obediente ensinou-lhes o caminho... (Você pode amarrar uma estrela daquelas com luzes de Natal, em uma cordinha de forma que dê para puxá-la. Desta forma, a cena ficará ainda mais interessante, pois a estrela vai “andar” e guiar os reis magos). Agora sim, estava completa aquela linda noite... José, Maria, os pastores e os reis magos, todos adoravam ao menino Jesus, deitado em uma simples manjedoura, mas que era o Salvador do mundo, o Rei dos Reis e Senhor e dos Senhores...

NARRADOR: "NASCEU JESUS, ASSIM SE FEZ O MILAGRE DE NATAL"

As crianças cantam “Nasceu Jesus” de Iveline 
- Nasceu Jesus - Download 
- Nasceu Jesus (Playback) - Download

NARRADOR: O Reis dos reis nasceu tão pequeno, um simples bebezinho indefeso. Mas, esta é a promessa de redenção de todo o ser humano, que o reconhecer como Senhor e Salvador. Vamos adorar a nossa esperança, pois Ele é o Messias. Aleluia!

As crianças cantam Natal da Turma do Printy  
- Natal - Download 
- Natal (Playback) - Download

NARRADOR: E tudo aconteceu conforme os profetas de Deus haviam anunciado: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz...” (Com ênfase)

As crianças cantam “Nasceu o Salvador” da Turma do Printy
- Nasceu o Salvador - Download
- Nasceu o Salvador (Playback) - Download

NARRADOR: Os primeiros a ver Deus em forma de homem, foram alguns simples animais. Isso mesmo, Deus escolheu um lugar simples e desprezado pelos homens, uma estrebaria. O nosso grande Deus nos dá uma lição de humildade, simplicidade e poder ao nascer no lugar destinado a animais. Vamos cantar com alegria, ao nosso Deus excelso, pois fez-se festa nos céus, na terra, na estrebaria...
  
As crianças cantam Festa na estrebaria da Turma do Printy  
- Festa na estrebaria - Download
- Festa na estrebaria (Playback) - Download

NARRADOR: Um novo tempo, uma nova esperança, uma vida nova, em abundância, com gosto de vida, com paz em meio a guerra. Só em Jesus isso é possível, porque Ele é o autor da vida e não há outra forma de viver de verdade, se não for por meio Dele. Com alegria vamos celebrar, pois Ele nasceu para nos ensinar a ouvir um som de Paz. 

As crianças cantam Som de Paz da Turma do Printy 
- Som de Paz - Download 
- Som de Paz (Playback) - Download

NARRADOR: E todos obedeceram às ordens que Deus havia dado: o Anjo, a Estrela, os Pastores, os Reis Magos, Maria e José. A profecia se cumpriu, o céu já se abriu e o Salvador já nasceu!!!

As crianças cantam “Nasceu!” da Turma do Printy 
- Nasceu! - Download
- Nasceu! (Playback) - Download


NARRADOR: Hoje tem festa no céu, anjos cantando, trombetas soando, os sinos ecoam no céu. Um anjo proclama em Belém. Glória a Deus nas alturas do céu. E a paz aos homens de bem. É natal, Cristo nasceu em Belém. 

As crianças cantam Chegou o Natalda Turma do Printy 
- Chegou o Natal - Download 
- Chegou o Natal (Playback) - Download

NARRADOR: Só é possível celebrar o Natal de verdade, quando entendemos o seu verdadeiro significado. Natal não tem nada a ver com compras, comidas, doces ou presentes. Mas, Natal tem que ser o nascimento de Jesus em nossos corações e vidas. Que Jesus esteja de fato presente em seu coração para que você celebre todos os dias, o Milagre de Natal!

As crianças cantam “Celebração de Natal” da Turma do Printy 
- Celebração de Natal - Download
- Celebração de Natal (Playback) - Download

OBS.: Para finalizar a apresentação você pode apresentar um vídeo de agradecimento.
Feliz Natal a todos!!!

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Muito obrigada!
    Material abençoado e fácil de baixar.
    Nos será muito útil para o musical natalino deste ano.
    Que o Senhor te abençoe e te guarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elânia.
      Que bom que gostou. Esta cantata é excelente e completa. Tenho certeza que será muito útil. Obrigada pela visita ao blog e pelo comentário. Fique sempre a vontade por aqui.
      Grande abraço e que Deus a abençoe! :)

      Excluir
  2. Nossa, muito linda mesmo. Parabéns, será muito útil para a nossa apresentação, obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Virgínia. Que bom que você gostou. Tenho certeza que será uma benção. Aproveita e dá uma olhadinha nas demais postagens do blog, tenho certeza que há muito conteúdo aplicável em seu ministério.
      Siga-nos também no Facebook.
      Um abraço e que Deus abençoe sua cantata. ;)

      Excluir
  3. Que Deus possa te abençoar sempre, obrigado

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook: